Começando um quadro de curiosidades sobre os antigões no brasil,e dessa vez foi o
VOLVO NL12 EDC
O Volvo EDC foi com certeza considerado imortal,para os fãs de caminhão,ele foi o alvo de vendas igual a scania 113H que vendeu mais de 100.000 unidades,que venderam,o EDC Foi lançado Em 1996,ele foi a versão mais melhorada do NL12 de 1993 e 1994,quando o EDC Lançou,naquela época
o EDC Vinha com um motor intercooler TD123 MP854 ,e separador de água,esse separador que retinham a umidade de impurezas evitando a entrada de óleo contaminado,limitador de velocidade,proteção no motor tanques em alumínio,sistema de exaustão de gases,caixa de câmbio e muito mais...
E PORQUE EDC
,A Palavra EDC significa(Eletronic Diesel Control) Controle De Diesel Eletrônico,antigamente a volvo usava muito bombas injetoras,quando foi em 1994 com a chegada do FH importado da Suécia,em paranaguá,a volvo mudou o sistema de bombas injetoras,e passou a ter eletrônica de primeira mão
em 1998 a volvo fez uma série especial do EDC ,Foi o Gold,o gold veio com aquele adesivo com um fundo amarelo atrás dos relâmpagos,da cobrinha e dos nomes,a volvo lançou um EDC todo de ouro,ele foi apresentado na fenatran,e quando foi lançado o Gold ele foi o que mais vendeu ,mas a da cor,ouro foram muitas,Unidades pra vender,depois quando o EDC foi lançado,eles fizeram,o seguinte,em 1999 a volvo inaugura a sua fábrica de motores,e ainda em 1999 surgiu 3 arquinimigos do volvo EDC,A LS-1938,a 124G,e NH12,os 3 inimigos foram os que substituiram a 113,1935,NL12,após tudo isso em 2000 o EDC termina sua produção,e seu antecessor NH fez sucesso,ainda mais do que o EDC aliás após a sua transformação do NL12 teto baixo em EDC,a linha NH foi aquela versão bicuda só que com mesma cabine do FH e o bico ,a grade veio do volvo americano,
essa foi a propaganda do EDC
Nenhum comentário:
Postar um comentário